blog Estudos de Direito

blog Norma tecnológica

ODERI GOMES redigiu a apresentação da obra

Oderi Gomes

Circunstâncias ricas e intrigantes servem de cenário para a ação de um padre e de um metalúrgico. A criatividade e a simplicidade de Raul, o metalúrgico, juntam-se à racionalidade de Simas, o padre, numa inspiradora história. Com maestria, o autor transformou um trabalho acadêmico, cuja leitura poderia ser enfadonha, numa obra de leitura agradável e fácil. Ela registra, com fidelidade, o surgimento de uma entidade sindical em Criciúma/SC, nos anos conturbados do início da década de 1960.

 

Os estudiosos encontram, aqui, o resultado de uma pesquisa  científica.  

 

Os trabalhadores vão se identificar com o dia a dia, a simplicidade, as dificuldades e as lutas diárias do metalúrgico Raul.  Sua liderança e seu  dinamismo juntam-se à missão leiga do Padre Simas para  fundar o Sinmetal. Juntos, eles demonstram que  condições econômicas e sociais ótimas nem sempre são necessárias para as realizações. A vontade supera barreiras e ajuda a encontrar os meios para melhorar a realidade.

 

Criciúma  ganha o registro de parte de sua rica história.

 

E o Sinmetal? Há dois anos, comecei a pensar na comemoração dos 50 anos do Sinmetal. Ouvi sugestões de festa, seminários etc. Queria algo diferente, talvez uma revista. Então recebi S. Tavares Pereira que fazia pesquisa para seu doutorado. Nasceu a ideia de um livro sobre a história da entidade, principalmente sobre a fundação, por causa das pesquisas efetuadas. O autor, filho do presidente fundador Raul, foi o primeiro auxiliar administrativo da entidade nos seus primórdios.  O operário e o padre registra, para os futuros metalúrgicos, a  lição de  trabalho, persistência e luta desses 50 anos. Agradeço ao autor,  pessoa inteligente, com vasto conhecimento de sindicalismo,  e que, após as visitas de trabalho, tornou-se um grande amigo.

 

Oderi Gomes
Presidente do Sinmetal - 25/5/2012